Aaaaah... a amizade!!!


Aos que sempre me amaram, independente dos meus erros.
E aos que me afligem com sua 
infantilidade besta, recusando minha amizade sincera. 
Amo vocês.

Em tempos tão modernos, onde as relações se tornam cada vez mais virtuais e os verdadeiros amigos tornam-se cada vez menos palpáveis, vejo-me incomodado pela necessidade de esclarecer alguns pontos de vista que levo comigo a respeito de amizade, comunhão e convivência.

Não que sejam três coisas diferentes, aliás, são peças inseparáveis de uma máquina movida pela compreensão, cumplicidade e amor. 

Aliás, ser amigo não é impor suas vontades e ficar magoado se alguém não as cumpre, não é ajudar esperando recompensa, e nem tampouco amar na ânsia de ter este tão nobre sentimento correspondido à altura. Amizade é andar junto, em cumplicidade. É entender a dor do outro, compadecer-se dele e andar mais uma milha, por mais doloroso que seja o caminho. Ser amigo é compreender a vida e os sentimentos do outro, é entregar-se sem reservas à uma jornada que provavelmente não será bancada por ninguém. É tudo por sua conta e risco.

Amizade não é superar as diferenças, mas nem sequer notá-las. É ser íntimo de alguém... mas aqui é preciso atenção: intimidade não é poder tocar, abraçar ou olhar o outro, mas sim conhecê-lo com propriedade e certeza, é ter nas mãos a chave do cofre onde  estão guardados os seus segredos mais obscuros.

Ao contrário do que pensa a maioria, a verdadeira amizade não termina quando uma das partes rompe de alguma forma o contrato social pré-determinado pela convivência entre elas. O que acontece no entanto é o contrário - podemos ter ao nosso lado o mais fiel amigo, se ele falhar em um momento que seja, todos os bons momentos que passamos juntos serão jogados na lixeira. E o condenaremos, com pedras empunhadas, prontas para apedrejá-lo assim que ele manifestar sua reação.

A palavra perdão, que tanto insiste em aparecer em nossas orações, não é por nós compreendida nessas horas. Aliás, quando alguém falha conosco, perdoar é a última coisa que pensamos. Somos impacientes no amor, ingênuos na comunhão, rasos na convivência e incompetentes na amizade. 

Comunhão é viver lado a lado, passo a passo; é chorar, sorrir, sofrer ou vencer juntos. Viver em comunhão é não negar o amor, é conviver não só nos momentos de júbilo, mas principalmente na mais sombria noite, no mais tenebroso vale ou na mais terrível descida.

Não sabemos viver em comunhão. Não sabemos viver a amizade e usufruir dos bens exclusivos que ela nos proporciona. Não passamos de sanguessugas, à procura de nossas próprias vontades, mesmo que isso custe o sangue de alguém.

Eu dou graças aos amigos que fiz. Os que estão perto e os que estão longe. Os bons amigos de verdade, os que me serviram e que se permitiram ser servidos. Os que me amaram sem pedir nada em troca, mas que não negaram a mim o prazer de amá-los também.


by GG

16 comentários:

Jean 28 de maio de 2010 às 09:18  

Gustavo, já te conhecia a muito tempo do Americano, mas não tinha tido a oportunidade de conviver ao seu lado, quando trabalhamos juntos tive essa oportunidade. Rapaz para mim foi uma das melhores que pode ter, no todo a nossa equipe, nunca foi uma equipe e sim irmãos trabalhando juntos.
Como disse seu texto, por sinal muito bom, mesmo nós estando longe, estaremos juntos.
Abraço.

morena moraes 28 de maio de 2010 às 11:28  

maninho, acho até estranho o modo como faço de suas palavras, as minhas.

amizade é esperar, no máximo, o mínimo!

não importa se tá longe ou se tá perto, mas sim do lado de dentro! =D

@morenamoraes

Danilo Cardoso 28 de maio de 2010 às 11:52  

Grande brother...
Que texto to maravilhoso cara, a quanto tempo não sabemos o que é uma boa amizade heim...

Tenho um texto sobre amizade muito bom que falar sobre a amizade de Davi e Jôntas, o que o mundo diria de amizade assim? Leia: http://cabecajovem.com/?p=100

Só discordo (em parte) nesse trecho: "Amizade não é superar as diferenças, mas nem sequer notá-las" - Eu acho que as diferenças podem e devem existir, porém temos que aprender a entender e usar essas diferenças para enrriquecer nossas amizades, se fizermos isso, a coisa melhora significativamente.

Kely 28 de maio de 2010 às 11:52  

Gegyldo

A amizade é um trem tão bonito, e tão amplo, que não dá pra limitá-la a paredes, a lugares... Ser sua amiga é benção de Deus, poder contar contigo não tem preço. Saber que terei sempre um Nerd, comedor de livro, cinéfilo e almofadinha pra atormentar minha vida é ULTRA MEGA ÓTIMO. Amo vc, aprendi a amar a Karol e já amo o Gegyldo Jr de todo o meu coração.

Deixo um versinho simples...

Em qualquer lugar, sempre estaremos
No peito, no coração, no pensamento
Para onde quer que vá chegar
Nós também estaremos lá
Vai um recado de saudades para você pensar:
Por mais que a vida corra e o mundo agite,
Por favor, acredite:
O NOSSO CORAÇÃO NÃO MUDA DE LUGAR.
O tempo e a distância costumam nos arrastar.
É como se folhas de outono se separassem pelo sopro de algum vento.
MAS NOSSO CORAÇÃO NÃO MUDA DE LUGAR.
Conservo a mão estendida, o peito aberto,
O ombro compreensivo, o pensamento alerta.
A qualquer hora você pode me chamar.
O meu carinho permanece vivo.
É QUE NOSSO CORAÇÃO NÃO MUDA DE LUGAR.

Parte Integrante da Nossa Família
Que se estenderá à Glória.

Kelylda

Anônimo 28 de maio de 2010 às 11:56  

Exemplos de Amizade na Bíblia:

·Gn.14:14-16 - Abrão e Ló
·Rt. 1:16-17 - Ruth e Noemi
·I Sm.15:35; 16:1 - Samuel e Saul
·I Sm.18:1-4; 20;23:16-18; II Sm.1:17-27; 9:1-13 - Davi e Jônatas
·I Sm.22:23 - Davi e Abiatar
·II Sm.10:2 - Davi e Naás
·I Reis 5:1 - Davi e Hirão
·II Sm. 15:32-37;16;17:1-22 - Davi e Husai
·II Sm.15:19-21 - Davi e Itai
·Dn. 2:49 - Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego
·Lc.10:38-42; Jo 11:1-46 - Maria, Marta, Lázaro e Jesus
·Mt.27:55-61;28:1-8;Lc. 24:10; Jo 20:11-18 - Marias, José de Arimatéia e Jesus
·At.1:1 - Lucas e Teófilo

Amigos Millenianos 28 de maio de 2010 às 12:02  

PODE ME CHAMAR

Se um dia lhe der uma louca vontade de chorar...
Me chama.

Não lhe prometo fazer sorrir,
Mas posso chorar com você...

Se um dia resolver fugir;
Não se esqueça de me chamar.
Não lhe prometo pedir para ficar,
Mas posso fugir com você.

Se um dia lhe der uma louca vontade
De não falar com ninguém;
Me chama assim mesmo.
Prometo ficar bem quietinho.
Mas...

Se um dia você me chamar e eu não responder...
Vem correndo ao meu encontro...
Talvez eu esteja precisando de você...

Millenium Family

Vinícius de Moraes 28 de maio de 2010 às 12:07  

Soneto do Amigo

"Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge no outro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com os olhos que contém o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo, um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minh'alma multiplica ..."

Vinicius de Moraes

William Shakespeare 28 de maio de 2010 às 12:08  

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare

Anônimo 28 de maio de 2010 às 12:20  

Visitas ilustres no blog ein. Gente morta e tudo mais. kkkkkkkkkkkkkkkk

Celso 28 de maio de 2010 às 12:20  

Pow gglesco, chorei, muito linda essa msg.

GG 28 de maio de 2010 às 12:26  

Danilo Cardoso, meu brother!

Não falei que "as diferenças não devem existir", mas que, quando a amizade é sincera, é a última coisa que notamos.

Sacou?

Paz,
GG

Ronald Luis 28 de maio de 2010 às 12:26  

Cara é muito bom ser amigo de um gordo tão sensível como vc!

Vc escreve bem demais! E seu talento está despontando à cada texto, à cada assunto aqui tratado...

Seu amigo de longe: Ronald Luis

GG 28 de maio de 2010 às 17:42  

Galera toda que comentou, valeu!!! To emocionado e, quando escrevi esse texto, eu realmente escrevi com o coração batendo mais forte.

Vocês que leem e todo mundo que colabora com o blog e com os podcasts são parte da minha família mesmo! Amo vocês demais!!!

Paz e obrigado por tudo,


GG

Unknown 28 de maio de 2010 às 18:37  

Ta bom vai GG, eu perdoo vc :D

hehehe, cara verdade, disse tudo. Belo post, lindas palavras

O Pastor 30 de maio de 2010 às 06:47  

Galera,
amei o blog de paixão!!!
Vcs estão fazendo um ótimo trabalho!
Já estou seguindo.
Contem pro que precisarem nessa caminhada.
Gostaria muito de fazer parte desse time de campeões.
PAZ.

Evangelista Fabiano Melotti 2 de junho de 2010 às 10:07  

Ai véi gostei muito desse seu blog e essa expressão meu amigo Gustavo Guilherme vc mora no meu s2 e ainda vc nem paga aluguel vc é um Profeta que Deus levantou pra Profetizar a verdade pra esse seculo continue sempre assim sendo esse vaso de Honra do pai se precisa estou sempre aqui Deus abençoe.

Postar um comentário

BLOG BOOKS!

Onde é que tá?

Divulgue-nos

T-7

Territorianos

Facebook

Comparsas

Siga-nos no Twitter

ImageHost.org
BlogBlogs.Com.Br