É com muita satisfação que me disponho a escrever este post, contando tudo aquilo que li em 2009, analisando cada obra da maneira com a qual me dedicarei a fazer na coluna "Pipoca & Letra", que estréia ainda essa semana.
Ainda esta semana postaremos a retrospectiva de filmes, e as apostas para as telonas em 2010.
Para início de conversa, não há muito o que dizer sobre os livros que li neste longo ano de 2009. Ano este que mudou minha vida de várias formas, mas não alterou em nada minha perspectiva de leitura, a não ser o fato de fazer-me um leitor mais enjoado e exigente.
Segue abaixo a lista de 7 livros que li em 2009, com minhas respectivas mini-críticas:
Crepúsculo (Stephanie Meyer): Confesso que fiquei curioso de ler este tão falado livro, mas ainda não entendo o motivo de tanto estardalhaço. Achei "Crepúsculo" enjoativo e cheio de falhas narrativas, além de me surpreender negativamente com o desprendimento de Stephanie Meyer, que ignora totalmente as lendas de vampiros que conhecemos, transformando bestas assustadoras em seres brilhantes cheios de humanidade. [Nota: 6,0]
O Vendedor de Sonhos (Augusto Cury): O primeiro volume, cujo subtítulo se apresenta como "O Chamado", talvez tenha sido a obra literária que mais me surpreendeu neste ano. Apesar das 7 milhões de cópias vendidas na época em que comprei o livro, não esperava muita coisa de Cury. Mas, para minha surpresa, o livro esbofeteou minha cara e me deixou de boca aberta com a sensibilidade com a qual trata de um dos temas mais polêmicos que existem: espiritualidade. [Nota: 9,0]
A Cabana (Willian P. Young): Não posso dizer muita coisa sobre este livro, já que o primeiro volume da coluna "Pipoca e Letra" será totalmente dedicado a ele. Mas posso adiantar que foi o livro que abriu minha mente para o livro que segue abaixo. [Nota: 8,5]
Por Que Você Não Quer Mais Ir À Igreja (Wayne Jacobsen e Dave Coleman): Eu, particularmente, preferiria dedicar um volume inteiro da coluna acima citada para este livro, mas acho não são muitas palavras para descrever o que senti ao ler esta ficção. "Por que você não quer mais ir à igreja" me fez perceber a resposta da pergunta feita no título, antes mesmo de a pergunta ter sido feita. Sempre gostei de ir à igreja, mas só depois de ler este livro passei a notar que preciso ser a igreja, e agir como parte do Corpo de Cristo, independente de onde esteja. [Nota: 8,0]
Lua Nova (Stephanie Meyer): Ainda mais enjoativo que o primeiro livro, "Lua Nova" me fez sentir sono e desistir da leitura antes mesmo de chegar ao fim. Sem ação, sem conteúdo e muito previsível. Mal escrito e muito chato. Como diriam meus amigos de Twitter: #prontofalei. [Nota: 3,5]
O Leitor (Bernhard Schlink): Como viciado em leitura e em cinema, precisei passar os olhos neste livro tão elogiado pela crítica. Confesso que o filme me deu náuseas, mas o livro é rico e recheado de uma realidade absurda em cada palavra escrita. Mesmo não sendo um livro de conteúdo cristão, "O Leitor" me fez enxergar melhor algumas situações da vida. [Nota: 7,0]
O Deus de Barack Obama (Stephen Masnfield): É uma leitura difícil pelo fato de se tratar de uma linguagem mais técnica, muito mais próxima de quem está acostumado com o tom áspero das notícias políticas dos jornais, mas conseguiu me comunicar as idéias de Oabama, sua visão de cristianismo e igualdade, sem ferir os meus conceitos. Muito bom. Recomendado. [Nota: 7,5]
Daqui a pouco falo dos filmes que assisti neste ano. Os que me surpreenderam e os que deixaram a desejar. E logo mais deixo minhas apostas para 2010.
by GG
5 comentários:
Os livros que eu Li: Kim (Por causa da Escola) e agora to lendo: Avivamento em Glória.
@DuhVinicius - Staff
a as Notas:
- KIM: 2,0 por ser da escola. SKLAOPK
- Avivamento em Glória: 10,0 pra mim, está mudando a minha vida. vale a pena! HAHA
@DuhVinicius
Staff T-7
ja li: O Vendedor de Sonhos - O chamado, muito bom! Aprendi bastante sobre a importância de ver o 'outro lado' das coisas, e 'vender sonhos' para as pessoas.
A cabana: Tenho uma visão um pouco crítica do livro, pois ele mostra um Deus que se molda a padrões humanos, e como se Deus devesse alguma satisfação para nós sobre que Ele faz em nossas vidas... não gostei muito.
Crepúsculo e Lua Nova: Comparado a muitos outros romances que ja li, é bem fraquinho. Foi apenas uma febre.
Ainda quero muito ler O leitor.
Como diria um amigo, essa coisa de "Lua Nova" é só uma fase (hihihihi)
@gustavogui
T-7 Staff
Eu quero ler estes aqui(ate o momento e cada dia aumenta mais):
A guerra pela verdade - Jhon Macarthur; Missões - Daniel Mastral; O amor venceu o medo - Dan Baumann; Adoração um estilo de vida- Adhemar de Campos; Desventuras de uma vida Cristã - Philip Yancey; Dewey um gato entre os livros (ñ cristão) e Bacia das almas MC.
Postar um comentário