Drive-Thru sem Encosto

Eu sinceramente não sei como explicar o que estou sentindo agora. E, é claro, também não consigo entender como algumas pessoas ainda se deixam levar por historinhas pra boi dormir.

Recebi ontem, via Twitter, um protesto um tanto quanto indignado de uma das nossa leitoras mais assíduas, com um link para uma matéria do blog "Lion of Zion". Seguem abaixo a foto e o texto que me assustaram demais, e me fizeram ir dormir de cabelo em pé, assustado com o baixo nível ao qual algumas denominações chegaram ultimamente:


A Igreja Universal abriu em seu templo da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, um drive-thru de oração e oferta. Esse tipo de atendimento rápido a pessoas dentro do carro foi popularizado no Brasil nos anos 80 pela McDonald’s. Depois, também com êxito, o sistema foi adotado pelos bancos, como o Bradesco e o Itaú.

O templo da Vila Mariana fica em uma rua de congestionamentos, principalmente entre às 18h e 20h.

O propósito do pastor Osvaldo Volpini, o responsável pelo lugar, é atrair quem esteja parado no trânsito e necessite de um apoio espiritual de emergência. Tão rápido quanto uma loja de fast food, um pastor do drive-thru entrega ao motorista um folheto com os horários dos cultos, faz uma oração e um pedido de oferta à igreja. Coisa de cinco minutos. 

Volpini disse que esse sistema já existe na Universal de Houston, Texas (EUA). O bispo Renato Cardoso, o responsável pelo templo de lá, aproveitou a ideia das igrejas que em 2006 começaram a dar atendimento nas mais movimentadas rodovias norte-americanas.

O site Arca Universal, da igreja, informou que, nestas primeiras semanas de funcionamento, o drive-thru tem atraído inclusive motoqueiros e pedestres, que não são afetados pelo congestionamento do trânsito. Relatou um caso da eficiência do serviço: depois de ter passado no drive-thru, uma costureira, que estava desesperada por causa de dificuldades financeiras, recebeu o pagamento de todos os seus devedores.

O drive-thru da Universal promete ser o fast food dos milagres.



10 comentários:

Cristão da Universal 10 de junho de 2010 às 10:28  

Desculpe questionar o texto somente da última frase: O drive-thru da Universal promete ser o fast food dos milagres... A igreja não promete nada disso.

É um trabalho de evangelização qualquer. Tudo que se fala da igreja universal já é motivo de discussão.

Quando eu era mais jovem e partia para evangelizar na rua, invadia uma partida de futebol, pegava a bola e dizia: só devolvo se me ouvirem... bons anos 90.. se eu fizer isso hoje me matariam, cortariam minha cabeça e ainda jogariam futebol com ela.

Aqui no Rio tem uma lei que não pode ter nenhuma manifestação religiosa dentro dos trens. E desde que me conheço por gente a Assembléia de Deus domina o segundo vagão de cada trem e os pagodeiros, cartiados e cheiradores de coca e fumadores de maconha no último. Mas agora não pode mais pregar lá.. é lei, o juiz bateu o martelo.

Cada vez mais, seremos impedidos de manifestar e fé em algum lugar. A FIFA quem impedir manifestação de fé na copa do mundo.

Enxerguem isso. O IDE e Pregai o Evangelho batendo de porta em porta se acabou faz tempo. Poucas pessoas nos recebem bem, outros já gritam - NÃO TEM NINGUÉM EM CASA.

A igreja, só procura uma maneira de chegar a pessoas que ficam estressadas no trânsito a pararem alguns minutos e receber uma oração, uma orientação e convite a igreja e não benção fast food como descreve a matéria na última frase.

Espero que post seje muito visitado e criticado.

GUSTAVO GUILHERME 10 de junho de 2010 às 10:32  

Só lembrando, Cristão da Universal, que a frase que vc mencionou em seu comentário não é de autoria do T-7... só reproduzimos aqui o que estava escrito no post original do "Lion of Zion".

@gustavogui

Cristão da Universal 10 de junho de 2010 às 10:36  

Eu sei, não reclamei do blog, só da frase.

Rick Serrat 10 de junho de 2010 às 10:37  

Concordo com grande parte do que você falou, o IDE batendo de porta em porta se acabou(nas grande cidades) faz tempo. Porem, queria saber o motivo da oferta ao passar no Drive Thur?
já que a intenção é abençoar e aconselhar a vida da pessoa que está passando por problemas, e entregar um folheto chamando ela para ir no culto escutar a palavra.

Essa oferta seria para pagar a pessoa que fica orando? os funcionarios do Driver Thur? ou pra q?

Paz de Cristo a todos!

Dan 10 de junho de 2010 às 10:42  

Eu concordo que pode servir sim de evangelização... mas, como perguntou o Ricks Serrat, se este é o propósito único e puro, por que se trata de um posto de oração E OFERTA? Porq não só um posto de oração? Acreditar que a Universal não tem grana para sustentar o lugar é difícil pra mim...

Bom, por favor, não me critiquem. Nâo sou evangélico e esse tipo de coisa só me afasta mais da igreja... não consigo ver nisso o tal "Evangelho puro e Simples" que meus pais sempre tentaram me ensinar...

Quero seguir, mas esse tipo de coisa me afasta... definitivamente não é o tipo de evangelho que eu procuro.

Desculpem pela sinceridade,


Dan

Cristão da Universal 10 de junho de 2010 às 10:57  

Deixa eu postar uma coisa.. NÃO HÁ PEDIDO DE OFERTA, apenas convite.

Rafael 10 de junho de 2010 às 11:08  

Não há pedido de oferta é piada né? rsrsrsrsrs...
brincaderinha...

Acho que existe muita parafernalha nesse meio todo. Viver o evangelho deveria ser nossa maior arma de evangelização.

Conheço milhões de pessoas como o Dan, que não conseguem se identificar com nenhuma igreja por causa das coisas que muitas igrejas, NÃO SÓ A UNIVERSAL, fazem para conseguir gente.

E eu lamento muito por isso, porque realmente conheço pessoas maravilhosas, com uma índole impecável, que não conseguem seguir uma denominação devido estarem assustados com o nível que a "pregação", o "ide", chegou no Brasil... é tudo muito dooooooooido, dizem eles.

Dan, não olhe para nada disso, cara. Se você foi ensinado a viver no evangelho puro e simples, sabe exatamente o que esse tipo de post representa, né cara?

Abração a todo mundo e parabéns pelo blog.

Anônimo 10 de junho de 2010 às 11:30  

A todos!

Acho essa iniciativa muito, mas muito falida!

A universal é uma instituição dada a superstições, e essa parada vai ser mais um "Golinho" de benção...

claro q pode ser benção pra muitas pessoas, e até elas se convertam e venha a buscar mais e mais a cristo, mas biblicamente, isso não é evangelismo, nem aqui nem em lugar nenhum

grande bjunda a todos!

Jean 10 de junho de 2010 às 13:32  

Ae, a Universal virou foi uma grande feira, me perdoa o Cristão da Universal, mas tenho discorda, a unica coisa que as pessoas da Universal visa é dinheiro, a propria revista que estava sendo entre nos terminais, os milagres que estavão escritos todos, envolviam dinheiro.
"Antes minha vida era terrivel, morava em uma casa d madeira, meu marido não me amava, agora que entrei para Universal, tenho 5 casas, 3 carros e até que meu marido me ama."
Não confundam difundir a palavra de Deus, com pegar todo o dinheiro das pessoas usando o nome de Deus.
Me perdoa ae galera. Minha opnião

morena moraes 10 de junho de 2010 às 20:57  

comentei com o GG que quando passei os olhos pela matéria, pela primeira vez, confesso que não acreditei. tive que reler umas outras 3 vezes pra que minha mente conseguisse absorver o conteúdo.
senti um grito entalado no peito. uma vontade absurda de gritar. segundos depois, desatei a chorar copiosamente. demorei a conseguir me recompor.

não tenho nem palavras pra dizer o quando estou furiosa com o que li. as outras denominações também roubam o dinheiro do povo, eu sei, mas a Universal consegue se superá-los, todos os dias!

como se já não bastassem as "campanhas" sem fim para a benção bater na sua porta amarrada numa fita vermelha, agora nós não precisamos nem mais ir ao templo. é só estar de bobeira e passar num DRIVE-THRU! todo mundo consegue entender a gravidade desta situação!? você deixa uma pessoa que você nunca viu e que não sabe se está na retidão dos caminhos do Pai, impor mãos sobre você (ou o seu bem) e orar pela sua vida em 5min. é ridículo além de altamente desaconselhável!

amigo Cristão da Universal, o ditado diz que o pior cego é aquele que não quer ver, mas você já chegou ao nível no qual não ouve mais.
a discussão aqui não é a prática do IDE (muitas pessoas criticam a internet como meio de evangelização, e cá está o T7, pra desmenti-los), o problema aqui é que está se zombando de Deus. isso é um tapa na cara do envangelho! e olha que nem entrei no mérito de os transeuntes serem, segundo você mesmo, "convidados" à ofertarem!

eu clamo para que você possa ver essa ação da Universal com olhos de misericórdia. se você precisa de ajuda espiritual, não é no meio do transito que você a encontrará. ajuda espiritual é assunto sério, que requer conhecimento, instrução, orientação e acima de tudo, parcimônia! você consegue imaginar Paulo escrevendo à igrejas recomendando que seja feita uma fila indiana, uma oração rápida e o convite de oferta? isso lhe parece "normal", "aceitável" ou ainda, "comum"?

se as respostas forem positivas, eu encho a boca e te chamo em alto e bom som de "crentinho da Universal"!

@morenamoraes
cada vez mais PUTA com esta porra toda.

Postar um comentário

BLOG BOOKS!

Onde é que tá?

Divulgue-nos

T-7

Territorianos

Facebook

Comparsas

Siga-nos no Twitter

ImageHost.org
BlogBlogs.Com.Br