Por Amor à Pátria! Será?

Vésperas de Copa do Mundo e não existe outro assunto que venda mais, que chame mais atenção ou que comova mais que este: futebol. 


As propagandas, notícias, jornais impressos, o mercado editorial, o mercado de games e mais um monte de outros ramos estão focados nisso. E até aí, tudo parece natural e até certo ponto inofensivo.

O problema porém, está no lema central de todo o burburinho causado pelo maior evento do mundo. 


Confundem torcida com patriotismo, amor ao futebol com amor à pátria, e apego às tradições futebolísticas com um inexistente dever civil de vestir uma camisa amarela e gritar gol quando convém.

O pecado não está em torcer, o erro não é vestir a camisa da seleção e comemorar um gol com gritos e pulos. Nosso erro é achar que isso é suficiente para nos tornar brasileiros.

O Brasil só existe de quatro em quatro anos? Apagamos com uma borracha imaginária toda desigualdade característica de nosso país durante a copa só para reescrevê-la outra vez? Rabiscamos o racismo durante o campeonato mundial e depois voltamos a contar as mesmas piadas racistas de antes? É isto que chamam de "ser brasileiro"? Simplesmente torcer para um grupo de pessoas que, verdade seja dita, não nos representa em nada que realmente tenha importância?

Por amor à pátria, lutaremos por um país menos desigual. Por amor à pátria, protestaremos contra o descaso dos governantes. Por amor à pátria, ergueremos a bandeira da justiça e da misericórdia. Por amor à pátria, deixaremos a nossa pequena luz brilhar nas densas trevas deste mundo sem esperanças.

O patriotismo não está nas camisas, estrelas ou na bola de futebol que corre livre pelo campo... ele está no peito de quem decide enfrentar as dificuldades da vida e sonhar com um Brasil melhor. Isto. Isto sim é amor à pátria!


by GG

5 comentários:

Danilo Cardoso 9 de junho de 2010 às 08:36  

Cara... como sempre, detonando geral em seus textos!

Concordo plenamente. Na minha cidade tem um concurso para ver quem ornamenta melhor a sua rua, os vizinhos se unem, inimigos trabalham juntos, é uma festa, aí alguém poderia dizer: "nossa, que legal" -Realmente seria muito legal se tudo não fosse uma ilusão de copa do mundo, depois de tudo as brigas e as fofocas continuarão a todo vapor.

Devemos entender que assim como o amor a Deus, o amor e respeito com a patria deve ser praticado todos os dias, bola rolando ou não.

Visitem: www.cabecajovem.com

Passamani 9 de junho de 2010 às 16:38  

Detonou em GG(Grande Gordo)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

cara pior que é verdade, eu já fui assim, só me achava patriota em epoca de copa, só amava o brasil quando ganhavamos, hoje é diferente, carrego orgulho de um pais belo, mas a tristeza de como ele tem sido governado, e a esperança que um dia isso tudo vai mudar.

@SamuelPass
T-7 Staff

Elys Santiago 9 de junho de 2010 às 17:12  

"Simplesmente torcer para um grupo de pessoas que, verdade seja dita, não nos representa em nada que realmente tenha importância?" Realmente, eu pelo menos, não me sinto nenhum pouco representada por esse grupo de pessoas. Mas uma vez, mandou muito bem no post.

morena moraes 9 de junho de 2010 às 19:58  

GG detonando tudo!

não ao falso patriotismo! não a hipocrisia de sorrir pelo verde, o amarelo e o azul só quando é conveniente. ^^

@morenamoraes

Chris Guimarães 10 de junho de 2010 às 12:59  

Wow!

Você lê mentes?!
É justamente isso que eu penso, e quando exponho minha opnião, muitos fanáticos pelo futebol vem falar um monte de baboseiras.
Mas a verdade é essa, e sempre será.
Não gosto de futebol nunca gostei, e não é por causa da Copa que começo a assistir. Na verdade, não gosto da Copa porque juntamente com ela vem o que você acabou de citar acima: Os falsos "I ♥ Brazil". Isso é hipocrisia.
O verde do Brasil não se encontra somente no gramado de um campo de futebol, embora muitos não saibam.

Beeijos,
@chriisguimaraes

Postar um comentário

BLOG BOOKS!

Onde é que tá?

Divulgue-nos

T-7

Territorianos

Facebook

Comparsas

Siga-nos no Twitter

ImageHost.org
BlogBlogs.Com.Br