Por que só vivemos tempos de colheitas?


Por Felipe Nogueira

Foi a pergunta que fiz ao ir a uma igreja num em um culto noturno de domingo, em que lidei com a seguinte frase, dita pelo locutor da noite, em cima do púlpito: “Este ano será o ano de colheitas”. 

É tão engraçado o quanto temos ouvido isto nas igrejas do Brasil a fora, é tempo de colher, é tempo de abundância, é tempo da plenitude, é tempo de prosperidade, etc.  

É tão simples entendermos o fato de que só colhemos quando plantamos!

Agora responda-me: quantas vezes você já ouviu alguma igreja por aí dizendo “É ano de plantar, é ano de trabalhar, é ano de sofrer por Cristo”? Talvez nunca tenha ouvido porque, assim como grande parte do atual evangelho, só queremos ver nossas igrejas cheias de pessoas – e não cheias do Espírito.

Na Bíblia há uma passagem que diz “Toda planta que Deus não plantou será arrancada” ( Mt. 15:13), ou seja, não haverá colheita se não plantarmos. Nada acontece se não houver uma ação. E se não for de Deus, “será arrancado”, como diz o versículo acima.

É uma regra: sempre queremos ter nas mãos, mas nunca estamos dispostos a trabalhar por aquilo – sempre há tempo para alcançar vitórias, mas nunca para batalhar por elas. 

Não quero passar uma imagem de julgamento por estas manifestações, mas também não posso ficar calado vendo tudo acontecer. Sendo omisso, preso dentro de uma cabine espiritual onde nada está acontecendo de errado, pois tudo está bom – zona de conforto mata!

Ouvi naquela mesma noite mais duas coisas que me chamaram atenção: “Deus não quer que pensamos em outra coisa a não ser a colheita” – vociferava o pregador. Incrível esta afirmação! Então Deus só quer que estejamos bem, que só ganhemos coisas a custa Dele – só as bênçãos! E os necessitados? E os presos? E os famintos? E a caridade? E a misericórdia? E o evangelismo? E a atuação missionária? E aqueles que estão perdidos no mundo, e nada temos feito por eles? E a intercessão? Baseado na afirmação do irmão em cima do púlpito, Deus só quer que fiquemos de braços abertos pra receber o que Ele tem para dar – e sempre são coisas do tipo: carro, casa, dinheiro, sucesso... lá se vai a sua salvação.

Em segundo lugar, ouvi o irmão perguntando “por que é tempo de colheita?”, e logo a minha frente outro irmão responde “Por que merecemos”. Naquele momento me veio uma vontade de colocar para fora tudo que ingeri naquele mesmo dia. Ao ouvir isso, ele criou uma imagem de que somos merecedores de tudo... será?

Então podemos rasgar nossa Bíblia, meu povo! Tudo o que ela falou como “tereis tempo de aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, simplesmente não existe mais. Podemos apagar as luzes e ir embora. 
Sinceramente, fica aqui minha revolta. 

E é por essa e por outras que eu odeio religião.

8 comentários:

Hélio 26 de março de 2010 10:32  

Excelente texto, querido irmão!

De fato a contradição entre (não) plantar e (só) colher é flagrante e confesso que eu não a tinha percebido até ler este texto. O povo quer só os bônus, e sem nenhum ônus (...quase que eu faço uma rima impublicável... rs).

E não se preocupe em passar ou não uma "imagem de julgamento"... temos que julgar mesmo, como os apóstolos e os primeiros discípulos julgavam usando a razão e a fé. Quando o que está em jogo é a essência do evangelho, não podemos transigir.

Graça e paz!

GG 26 de março de 2010 10:39  

Felipe nogueira fazendo sua estreia em alto nível aqui no T-7.

Parabéns, Nogs!!! Excelente texto.

Júnior 26 de março de 2010 10:49  

Bem vindo ao time!

Não vou dar uma de técnico aqui, mas espero que seus proximos textos sejam na mesma linha.

Dizia um Latino Americano a uns 60 atrás "Hey de endurecer, porem perder a ternua jamais".

Acho que não podemos deixar o norte mudar, como disse o Hélio, e Paulo lá no inicio da igreja, a razão e a fé devem ser o principio e se existem cristãos se apostatando da fé e produzindo heresias, devemos lhe abrir os olhos sim, sem essa de não tocar no ungido, pq to cansado de ouvir isso.

Pra finalizar, parabéns pelo texto.

@jrvolkov

Ira 26 de março de 2010 12:46  

Que maravilhaaaa parabéns Felipe!!

Felipe Nogs 26 de março de 2010 13:29  

Ao irmão Hélio> Amém, creio que já estamos em um tempo de podermos enchergar a patifaria que acontece na nossas igrejas.

AO irmão GG> Grato, alto nível, rs QUE SIRVA PARA GLORIFICAR A ELE. Apenas;

Ao Júnior> Amém, realmente a razão e a fé não deve se perder. Que o nosso focos seja apenas e unicamente A SALVAÇÃO. Obrigado, me sinto em casa rs ;

Ira> Brigadão Ira, que possamos contar com vcs sempre UNITED WE STAND!

E a todos que lerãm.. fica meu singelo agradecimento. Como disse, que seja a salvação nosso principal foco, e não nos desviemos nem para a direita nem para a colheita (rs)

alberto 26 de março de 2010 13:57  

Concordo com o pregador é tempo de "colheita"!!!!
E SIM todos deveriam estar "colhendo"!!!!
Mas infelizmente a poucos no "campo" deveriamos estar semando o evangelho e colhendo almas, Cristo está a porta, a vinda do mestre é sentida por toda a criação. mais infelizmente a "noiva" (igreja) esta mais preocupada com os presentes do que com a vinda de Cristo. isso é fato!!

Rick Serrat 26 de março de 2010 15:13  

Alberto, verdade... o pregador esta certim, todo tempo é tempo de colher.
Só que para colher tem que plantar...
Assim como a laranja da em uma estação, e a uva em outra, assim é obra de Deus...

Só que temos que ver oque é que estamos colhendo?... dinheiro? carro? casas? aviões? fama?

E se for tudo isso isso ai, vamos pensar no que estamos plantando. pq para colher tudo isso, essa semente que está sendo jogada não é o Evangelho Puro e Verdadeiro... e sim a T.D.P, a velha TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, joga R$100,00 que Deus te da R$1000,00(jogando no baixo)

Ao irmão que escreveu o texto, parabéns, só achei que você poderia ter colocado em um blog melhorzinho...

GG é gordo...

<-> T-007 Staff TEAM PRO MOD RUF <-->

GG 26 de março de 2010 15:35  

Esse Rick... tsc tsc tsc, cheio de gracinha. =P
Mas gostei da assinatura, mano... kkkkkkk

Postar um comentário

BLOG BOOKS!

Onde é que tá?

Divulgue-nos

T-7

Territorianos

Facebook

Comparsas

Siga-nos no Twitter

ImageHost.org
BlogBlogs.Com.Br